sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Como se diz "Tirar 10" em inglês?







Eu sempre escuto muitos questionamentos com relação às atividades corriqueiras da escola. As pessoas tem uma curiosidade natural sobre as expressões "escolares", isto mesmo, aquelas que os professores usam com os alunos e vice-versa. Hoje vamos discorrer um pouquinho sobre a temática da sala de aula e suas peculiaridades. Ready? Go!!!

Fazer a chamada: Esta expressão é um grande clichê nas salas de aula. Todo mundo já respondeu a esta pergunta do professor milhares de vezes. Vamos aprendê-la em inglês?  Em inglês diga: "take attendance". Veja os exemplos:

  • The teacher took attendance before starting the class. (O professor fez a chamada antes de começar a aula.)
  • Mr. Fitz takes attendance each day. (O Sr. Fitz faz a chamada todo dia.)  

Respondendo a chamada: Ok, agora você sabe como fazer a chamada, mas e como o aluno responderá a ela? Em português, geralmente dizemos "presente!" . No inglês eles usam a palavra "here". Veja o exemplo:
  • Teacher: "Liz?" (Professor: "Liz?")
  • Student: "Here!" (Aluno: "Presente!")

Boletim: Este é sempre o grande vilão dos alunos. Quem nunca tirou uma notinha vermelha que atire a primeira pedra. Particularmente, eu acho que nunca tirei uma média vermelha, mais isto é um outro assunto. Para boletim use: "report card". Veja:
  • I have a bad report card and I want to change my grades. (Estou com um péssimo boletim e quero mudar minhas notas.)
  • I got my report card today at school. (Eu recebi meu boletim hoje na escola.)

Ser reprovado: Sempre tive medo de ser reprovado, pois além de perder o ano também perderia os colegas. Para expressar esta ideia use o verbo: " to flunk". 
  • Has anyone ever flunked a school year? (Alguém já repetiu algum ano na escola? )
  • My son just flunked 3rd grade. (Meu filho repetiu a terceira série.)


Tirar dez: Este foi o título do post e por isso deixei para o final. "Tirar dez" é o objetivo de todo bom aluno, por assim dizer. Em inglês eles usam o verbo "to ace" para indicar este conceito. Veja abaixo:
  • I just aced my final test. (Tirei dez na prova final.)
  • Have you ever aced an exam that you waited until the last minute to study for? (Você já tirou dez num exame que você esperou até o último minuto para estudar?)

E o nosso post de hoje, mereceu um dez? Acho que sim, né?


0 comentários:

Postar um comentário